Habilitação de moto #comofaz

A triste burocracia para adicionar a categoria A e me habilitar para moto. Triste porque você faz todo o processo sabendo que as 15 aulas práticas que te aguardam não vão ensinar o que você precisa saber pra sair pilotando uma moto pelas ruas.

Fiz o cadastro das minhas impressões digitais no Detran, paguei a moto-escola, fiz o exame médico (uma piada..) e saiu a liberação para as aulas, com atrasos pois a clínica preencheu minha planilha médica errado e a moto-escola não havia conferido.. Enfim.. Vamos às aulas!

Em São Paulo as aulas são feitas no Parque do Ibirapuera, numa pista totalmente improvisada, algo inacreditável.. pegaram parte de um estacionamento, fizeram uma pintura tosca no chão e pronto! É dali que saem os futuros motociclistas dessa cidade.. isso explica muito do que se vê nas ruas, mas ninguém lembra disso né? É mais fácil dizer que moto é perigoso e que motoqueiro é tudo doido.. Investir em capacitação de verdade? Que nada! Muito acidente? Aumenta o valor do DPVAT pra moto e tá tudo certo! Lamentável…

Bom, eu procurei pesquisar sobre as aulas e pedir dicas pra quem já passou por isso. O Thiago me explicou os comandos da moto na teoria, já avisou que eu andaria somente em primeira marcha e pra não ter muita expectativa pois o objetivo das aulas seria ensinar simplesmente a passar no exame.

Primeira aula, conheci meu instrutor, dei sorte, um cara paciente e atencioso, mas que realmente só iria me ensinar o necessário para passar no exame. Primeiras lições: treinar andar e parar. Para quem nunca tinha pilotado uma moto, fui bem. Fiz 3 aulas (2 horas) neste dia treinando andar e parar. No dia seguinte, foi a vez de treinar um pouco de curvas: treinar curvas neste caso = fazer algumas curvas para os dois lados para o instrutor avaliar se eu já estava apta a entrar no circuito com as marcações no solo. Acredito que o equilíbrio vem muito da bicicleta mas senti muita dificuldade em fazer as curvas pro lado esquerdo, e ainda estranhava muito o peso da moto. Ah! Neste dia peguei uma moto sem partida elétrica. Bom pra aprender a ter medo de deixar a moto morrer, por preguiça de liga-la no pedal, rs.. mas era importante aprender!

No circuito, curva em 8, labirinto, cones, 3 paradas obrigatórias e uma linha reta, que chamam de “prancha”. A partir daí, foi treinar a cada aula o circuito. Divindo a pista com mais alunos, pegando fila pra começar (às vezes com 15 motos esperando pra entrar no circuito..)

Cones, fila na parada obrigatória (a pintura de "PARE" é um espetáculo à parte..) e a "prancha" pra você seguir reto

Confesso que eu ía pras aulas sem muita animação. Sim, era legal andar de moto, mas só aquilo e feito daquela forma…

A dica que dou pra quem vai começar as aulas é: aprenda a parar! E treine bastante, pois o responsável pela sua segurança nas aulas é você mesmo, apenas..
Tem muita gente circulando, de moto, a pé, às vezes os instrutores sem noção vão guardar a moto e passam acelerando perto de você.. é manter a calma e saber como parar em caso de necessidade.

Repare: sempre tem alguém "vagando" de moto fora do circuito
Repare: sempre tem alguém “vagando” de moto fora do circuito

No primeiro dia, assim que cheguei, uma moça estava na aula quando esbarrou de leve na traseira de um táxi (parado onde não deveria, claro!), se desequilibrou, com o susto ao invés de frear, ela acelerou e foi parar no meio das motos estacionadas. Estava devagar, foi só um susto, mas tenha em mente: segurança! Fique atento em volta, tem aluno que é apressadinho, fuja deles.. dê a sua vez na fila, mas mantenha distância de gente sem noção… repare se tem alguém saindo com a moto pelos cantos da pista.. é muito comum o pessoal entrar no meio do circuito sem nem olhar se vem alguém. E procure se concentrar. Foco no que está fazendo, como está fazendo, zelando pela segurança, a sua e a dos demais e tendo sempre em mente o objetivo: passar no exame.

Depois disso, é realmente aprender, não na rua, na avenida, no meio dos carros… porque infelizmente, é essa a dura realidade da habilitação.. seja adestrado a fazer alguns movimentos e pronto! O Detran vai te considerar apto a ir pra rua em cima de uma moto.. caberá a você ter o bom senso e saber quando vai estar realmente pronto. Não deveria ser assim.. mas é.

Um comentário em “Habilitação de moto #comofaz

Adicione o seu

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑