Habilitação de moto #comofaz – passando no exame

Momentos de tensão antes do exame: precisava dessa chuva?
Momentos de tensão antes do exame: precisava dessa chuva?

E numa manhã de muito frio e chuva em São Paulo, eu passei no exame de moto! Sem nenhum erro!

O psicológico pesa demais nessas horas. Quando comecei a prova senti minha perna tremendo, já no meio do circuito falei comigo mesma dentro do capacete (embaçado por causa da chuva): calma! Você está na metade, não fez nada errado, relaxa, vai conseguir.

Claro que fico feliz em finalmente encerrar esse processo burocrático e, se eu não decidir dirigir caminhões, creio que não precisarei mais, na vida, me submeter ao Detran. Mas fica uma sensação de derrota, um fracasso moral.. por ter feito parte deste processo e constatar que está tudo errado.

Naquela mesma manhã, havia mais 450 candidatos fazendo o exame de moto do Detran de SP.
450 futuros motociclistas que não receberam preparo algum para sair guiando uma moto pelas ruas. É muito descaso com a segurança destes e dos demais que vão encontrar com todos eles por aí, nas ruas.

A fila. 450 candidatos naquela manhã.
A fila. 450 candidatos naquela manhã.

Não, caro Detran, eu não estou apta a guiar uma moto. Os instrutores de moto-escola não ensinam nem a passar a 2ª marcha da moto e, pior, nem ensinam a usar o freio dianteiro! Como é que eu estou habilitada andando apenas em 1ª marcha, freando só com o freio traseiro? E a seta? Eu nunca precisei dar seta na moto, nem nas aulas, nem no exame. E por que os instrutores não usam capacete para andar de moto nas aulas?

Sou a prova de que este sistema é falho. Bastou aprender algumas manobras (leia-se andar reto e fazer curvas sem colocar o pé no chão), que passei no exame. Estar preparado para guiar uma moto na rua é isto? Não, meus caros, não é tão simples assim.

“Se quiser a gente pode garantir o exame.”

É, eu tive que ouvir isso ainda na moto-escola.
Não, obrigada.. não quero fazer parte dessa máfia.

Fiz meu exame, passei, podia ter reprovado, questão de sorte, de controle psicológico, talvez. Mas o fato é que agora é que começa o aprendizado de verdade.
Denovo, não deveria ser assim, mas é.

Anúncios

5 comentários em “Habilitação de moto #comofaz – passando no exame

Adicione o seu

  1. Concordo com vc!!
    Amanhã é o meu exame e estou preparado psicologicamente somente para “pilotar” a moto no circuito..Espero que de tudo certo como deu pra você,hehe!!
    Abrçs

    1. Boa sorte Thiago! Mantenha a calma que vai dar tudo certo! E antes de sair pras ruas busque ajuda dos mais experientes e leia bastante pra poder treinar em lugares calmos, com mais segurança! Abraço!

  2. Na verdade o que as autoridades querem é ganhar dinheiro. Agente paga uma furtuna para tirar a habilitação e não tem teeinamento nenhum agente aprende tudo na prática. No CFC agente assiste uns vídeos não aprende nada e fica com mais medo ainda. Se no outro dia que agente tirar a habilitação morrer em um acidente, por que não teve preparação Nehuma para dirigir não dá nada, agente que perdeu a vida e acabou. Que vergonha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: