Uruguai – Piriapolis

8 de março, dia internacional da mulher.

p_20170308_094520_1.jpg

Plaza de las mujeres, ainda em La Paloma

Dia de deixar La Paloma com destino a Piriapolis, passando pela famosa Punta Del Este, parada obrigatória que, para ser sincera, não achei tão encantadora quanto o que havia visto até ali, mas, justiça seja feita, é uma bela cidade.

 

Há dias em que tenho uma paciência gigantesca para esperar o melhor momento para fotografar em locais turísticos como La Mano Del Desierto, ali em Punta, e há dias em que eu realmente não tenho paciência alguma para esperar. Como podem conferir, o dia em Punta se enquadra neste segundo caso. Não sei bem explicar ao certo, mas creio que a medida em que viajamos sós e exploramos lugares mais tranquilos, torna-se um certo choque voltar para os locais mais populosos. Pelo menos eu me sinto assim, como se me forçassem a sair daquele estado de introspecção.

Rodei um pouco por Punta, fiz um retorno na contramão por engano, me perdi bastante até encontrar o caminho para Piriápolis, talvez porque entrei em Punta Del Leste por um trajeto diferente do habitual da maioria dos turistas e a partir daí me confundi com as direções. Felizmente nessa de errar caminhos, acabei passando duas vezes pela famosa ponte tobogã de La Barra que é muito, muito legal!

La Barra

Bastante vento depois, no meio daquela tarde cheguei ao meu destino, Piriápolis e, como tudo na vida é equilíbrio, para compensar o vento da estrada, encontrei uma praia de mar extremamente calmo, sem ondas. Me apressei para entrar naquele mar irresistível, já bem acostumada com as frias águas uruguaias.

P_20170308_160412P_20170308_180416_PNP_20170308_180823_PN

Mais uma tarde belíssima terminava. No caminho de volta ao hostel, passei por uma praça onde havia várias mulheres reunidas, música e animação. Sim, era uma comemoração pelo dia internacional da mulher. Me juntei a elas, ganhei uma faixa lilás (dos souvenirs mais belos que surgem em nosso caminho) que coloquei no cabelo e segui na caminhada com elas. Vários cartazes, uma diversidade de perfis que me chamou bastante atenção, unidas, numa mesma luta.

Refleti sobre a importância daquele dia para mim, uma mulher viajando sozinha de moto em outro país e naquele momento me senti extremamente livre e grata por isso. Também me senti extremamente acolhida, rodeada de sorrisos e olhares de força e de luta, linguagens universais.

À medida em que tomávamos a avenida beira-mar, o pôr-do-sol avançava. É preciso reforçar: um dos mais belos que já vivi. Uma linda e inesperada forma de terminar este dia tão significativo e seguir para descansar com um sentimento de gratidão imenso dentro do peito.

P_20170308_183602_BF

P_20170308_185152P_20170308_185159

Uruguai – Piriapolis

Deixe um comentário

