Chuí, quase Uruguai

Papo bom, comida boa, cervejinha no fim do dia e o melhor café do mundo, mas eu tinha que ir embora! O Chuí me esperava! E o Uruguai!

Falei pro Daniel que sairia cedinho na manhã seguinte e ele ficou de me levar até a rodovia, para eu não precisar de GPS dentro da cidade.  A previsão do tempo era de chuva e eu até comentei que estava com dó de tira-lo de casa para andar tão pouco.

P_20170303_183415

Fomos seguindo até que paramos num posto e ele disse que não sabia até onde iria. Já tínhamos rodado uns 100 km. Ok! Fomos mais uns 100 e encontramos a chuva, torrencial.. parada rápida para colocar capa de chuva. Chuva ininterrupta, forte, fria, vento, spray de caminhão. Mais um posto de parada: “já que eu vim até aqui vou até o Chuí com você.”

Assim são os motociclistas.. nós nunca vamos deixar passar uma oportunidade de pegar estrada, ainda mais com companhia, eu sei bem.

Foi um dia chuvoso, um pouco frio, mas divertido no final. Chegamos ao Chuí no fim do dia, não sem antes termos uma pane seca. A moto do Daniel rendeu um pouco menos que o previsto dadas tantas condições adversas e o combustível acabou há uns 15 km da cidade (meio litro a mais resolveria), nós nos preocupamos em cuidar do combustível ao entrar na Reserva do Taim (são uns 100 km sem nenhum posto) e no final decidimos esperar para abastecer, mas faz parte. Busquei o combustível ali perto e já abasteci, mas minha moto tinha ainda uns 5 litros de gasolina. Enquanto o Daniel passou frio, molhado, esperando eu voltar, coitado, eu vi um pôr-do-sol lindo na estrada, enquanto tomava cuidado para não acelerar além dos 60 km/h permitido ali na região. Devo esse presente a ele.

Encontramos um hotel bem ruinzinho, mas só pra passar a noite. Daniel comprou um kit pra tomar um banho e ter o que vestir, afinal, ele saiu com a roupa do corpo, pra me levar logo ali, 20 km de casa e tomou uma chuva torrencial ao longo do dia, mesmo com capa não tinha como não molhar um pouco.

aP_20170305_104121

 

No dia seguinte fui fazer o seguro carta verde para entrar no Uruguai, o Daniel não podia seguir pois estava sem RG, usa somente a CNH no dia-a-dia. Como é que um motociclista que mora tão perto (500 km!) do Uruguai sai de casa sem o RG e um kit básico de sobrevivência na estrada? Ele vai ouvir para o resto da vida isso de mim. Nunca subestime o seu poder de ir até ali, outro país, numa saidinha rápida de casa.

P_20170305_105611_PN
Brasil-Uruguai: Fronteira da Barra do Chuí

Passamos o dia então na Barra do Chuí, sentamos à beira-mar, fazia sol e tinha um ventinho gelado, super agradável, eu que nunca gosto de ficar embaixo do sol nem por 5 minutos pois me queimo fácil, passei horas ali numa boa. No mercadinho tivemos indicação de cabanas para passar a noite, lugar chamado Route 66, aos pés da usina eólica, praticamente um sítio, com ovelhas, uma cabra filhote muito fofa (eu amo bichos!) e um senhor uruguaio com o qual conversamos bastante. Ele gostava de motos e achou que a minha moto era antiga, como todos no Uruguai achariam, descobri posteriormente.

P_20170305_113903_PN

 

aP_20170306_101405_BF

Passamos por tantos lugares lindos e só lembramos de tirar uma foto juntos no posto de gasolina do Chuí mesmo.  A vida é assim.

 

Na manhã seguinte nos despedimos, e segui para o Uruguai, com uma sensação indescritível de felicidade e uns 2.500 km rodados até ali.

Chuí, quase Uruguai

4 comentários sobre “Chuí, quase Uruguai

  1. Carlos Henrique Martins dos Santos disse:

    Muito bacana Cá

    Me passe seu relato ou seu endereço de viagem pelo zap estou montando meu roteiro de viagem para o Uruguai… abraços Triunph liberty

Deixe um comentário

