“É que eu também pedalo!”

Ontem o Fórum com David Byrne era pra ser o ponto alto do dia, mas no caminho pro Sesc aconteceu algo surpreendente.

Já nas imediações do Largo de Pinheiros, pertinho do Sesc, percebi um carro devagar ao meu lado, olhei, era um taxista com o vidro aberto e cara amistosa.

– Boa noite! – falei tentando descobrir qual era a dele.

– Boa noite! Eu estou te escoltando!

– Puxa, que legal. É difícil encontrar taxistas gentis como você!

– É que eu também pedalo! Todo domingo: ciclovia e ciclofaixa! (ele disse com um orgulho imenso!!!)

– É isso aí! Bom trabalho! (me despedindo dele com um sorriso enorme)

Acostumada com a hostilidade da grande maioria dos taxistas que cruzam o meu caminho, este me surpreendeu demais! Ocupou a rua de forma a me deixar espaço para trafegar e a me proteger dos demais veículos, zelando pela minha segurança! E ainda explicou tudo com um: “é que eu pedalo!”

O simples fato de ele pedalar, mesmo que em locais segregados, na ciclovia e na ciclofaixa, o fez ter esse gesto de compartilhamento na rua. Ele com certeza vislumbra uma cidade melhor e sabe que isso é possível, seja pedalando no final de semana, seja dirigindo e protegendo a vida durante a semana.

Agradeço a este taxista por ter feito minha noite mais segura e feliz. Por ter mostrado com uma atitude simples, embora rara, que a mudança está acontecendo e que há motivos pra seguir acreditando numa cidade mais humana!

Sinalização surgindo nas ruas de São Paulo, legitimando a presença das bicicletas. – Projeto Ciclo Rotas

“É que eu também pedalo!”

Um comentário sobre ““É que eu também pedalo!”

  1. que linda a história, camila!
    e sabe que outro dia, tomei um taxi. aí falando de bicicleta (elogiando) o motorista soltou um “e tem que manter 1,5m de distância”, nossa, bem legal.

Deixe um comentário

